Chocolate

Quem não ama chocolate?

País que mais consome chocolate
O Brasil está em quarto lugar entre os países que mais consomem chocolate. A liderança do ranking é dos EUA, seguido de Alemanha, na segunda posição, e Reino Unido.

O brasileiro consome, em média, 2,4 kg de chocolate por ano, contra 4,8kg de um americano.

Chocolotra

A um indivíduo compulsivo em comer chocolates recebe o nome de chocólatra. Aquele que não tem autodomínio diante de qualquer tipo de chocolate em qualquer forma.


Chocolate é o melhor presente

Na sociedade atual o chocolate possui uma característica interessante servindo como um substituto à linguagem nos vários tipos de relacionamentos, estabelecendo relação de comunicação de laços de amizade, solidariedade e amor. Dar uma caixa de bombons pode significar: "feliz aniversário", "boa viagem", "desculpe-me", "saúde" ou "estou apaixonado por você". Trata-se de um presente comum no Dia dos Namorados, Dia das Mães e em alguns países também usam bombons para recompensar os filhos exemplares. Durante a Páscoa é transformado em coelhos e ovos, símbolos da Ressurreição de Cristo.
 
Chocolate é o melhor remédio

Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem a melhora propriedades estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarréias, entre outros.
Estudos recentes sugerem que o cacau e o chocolate amargo podem surtir certos efeitos benéficos na saúde humana. O cacau possui uma considerável ação antioxidante. Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão sangüínea após o consumo diário de chocolate amargo. Existe até mesmo uma dieta, a "Dieta do Chocolate", que sugere a ingestão de cacau e chocolate em cápsulas.
No entanto, o consumo de chocolate ao leite ou chocolate branco, ou beber chocolate amargo com leite gorduroso, parecem anular o benefício na saúde. Na verdade, quantidades pequenas e regularmente ingeridas de chocolate reduzem o risco de ataque cardíaco.

A cultura romântica considera o chocolate um afrodisíaco. As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer sensual de seu consumo. Além do mais, a natureza doce e gordurosa do chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazerosas e elevando o nível de serotonina. Apesar de a serotonina ter efeitos prazerosos, em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a libido. Finalmente, o chocolate tem substâncias que podem ativar receptores canabinóides, o que causa sensações de sensibilidade e euforia. Um presente com chocolates é um ritual de corte muito comum.
O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

Chocolate do Mês
Cookie
O BISCOITO é o produto obtido pela mistura, amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas e outras substâncias alimentícias.

História: A história do biscoito vem desde o tempo dos homens das cavernas. Nessa época, quando o homem já comia alguns grãos, triturando-os com os dentes, teve a idéia de moê-los com pedra. Depois passou a misturar com água e secá-los ao fogo.
Origem do nome: "Biscoito" , foi o termo usado para descrever o pão cozido por duas vezes, com a finalidade de conservá-lo por mais tempo sem estragar. A origem está em duas palavras francesas: "Bis" e "Coctus" , significando "cozido duas vezes".
Atualidade: Hoje, é um dos maiores mercados de consumo. Calcula-se que nos últimos anos a produção nacional tem gerado em torno de 1.000.000 de toneladas por ano, ou seja, algo em torno de 6 kilos de biscoitos consumidos por ano, para cada habitante de nosso país.  
ImageChef.com