sábado, 5 de junho de 2010

Mascar chiclete melhora a concentração e o raciocínio


Agora mande todos pararem de falar que não pode mascar chiclete, porque or que estão errados são eles! Na sala de aula é melhor ainda mascar chiclete porque vai ajudar na sua concentração. Pode dizer para seus professores mandarem TODOS mascarem chicletes. Se não acreditarem pessa que leiam o testo a seguir:


Seja em sala de aula ou dentro de casa, professores e pais se irritam muito com o ato de mascar chiclete. Eles entendem que o habito de marcar é desrespeitoso, falta de educação e de higiene e que se trata de mania que faz a cabeça da maioria dos adolescentes.
Entretanto, pesquisadores americanos acabam de revolucionar a ideia, pois descobriram que mascar chiclete tem seu lado positivo: “os jovens que mascam chicletes têm desempenho melhor em testes de matemática”- esclarecem os cientistas.
Após acompanhar um grupo de estudantes por catorze semanas, médicos da Faculdade de Medicina de Baylor, no Texas, notaram que mascar as gomas deixava os alunos mais concentrados nas atividades, melhorando o desempenho e o raciocínio deles na solução das equações. Para vocês compreemderem melhor, podemos fazer explicação usando um jogo de xadrez:
O grupo foi formado por 108 estudantes, com idades entre 13 e 16 anos, e metade deles foi autorizada a mascar chicletes sem açúcar durante as aulas, a lição de casa e as provas.
Em média, a turma do chiclete obteve notas 3% maiores. O número parece insignificante, mas não deve ser desprezado.
Conforme relatam os especialistas no assunto, outro estudo recente, envolvendo as gomas, mostrou que elas ainda diminuem as doses sanguíneas de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.
Os pesquisadores comparam dois grupos de alunos, ambos envolvidos em desafios de alta complexidade no computador. Aqueles que mascavam chiclete seguiram com a tarefa de maneira relaxada e obtiveram melhor rendimento.
Mas...Não pense que as mastigadas estão liberadas e você pode fazer uso delas sem limite. O ideal, ainda segundo os observadores, é reservá-las para momentos que exigem mais concentração. Movimentos constantes e repetitivos podem provocar dores de cabeça fortes e, algumas vezes, até compromete a alimentação, porque o ato de mastigar provoca um incômodo persistente.


Bem.. pode não ser sempre mas nas provas e estudos poderá mascar a vontade. Imagine uma sala de aula em prova com todos os alunos mascando chiclete, hêhê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ImageChef.com